5 SETEMBRO.>..16h30 .>.Miradouro Av. Eng. Duarte Pacheco*
logo Bound
|CAMPU | CONHECER E ANDAR PARA MANIPULAR A PAISAGEM URBANA  

 

percursos #8

ESTA SEMANA

A nossa experiência da cidade é, na generalidade, fragmentada ou parcelar.

Conhecer o 'real' do espaço urbano é percorrê-lo, assumindo-o a sequência entre as ruas, avenidas, pontos de vistas que estão presentes na nossa memória e outros que tendemos a esquecer, de forma intencional, ou simplesmente porque não nos são necessários.


Para que possamos ligar estes diferentes temporalidades do quotidiano, a cada sessão traçamos previamente um mapa. Neste percurso, sem nos distanciarmos do elemento que deu o mote da 2ª sessão – O Vale de Alcântara (newsletter#5), recorremos à memória e a elementos simbólicos que remetem para a história da nossa Lisboa, para definir o traçado.

 

Tal como nas caminhadas anteriores, não temos intenções pedagógicas mas de partilha da experiência per si. Fruto de imprevistos e curiosidades urbanas, por vezes, acabamos por também percorrer determinados locais, pela 1ª vez.


De que forma resultará a nova organização do mapa da cidade de Lisboa, perante o grupos de pessoas que aparecer e da experiência do percurso, proposto para este sábado!


Depois deste percurso, teremos o interregno dedicado a uma intervenção específica - síntese da sessão 2- e para preparar a sessão 3. Voltamos dentro de 1 mês.

 

ATENÇÃO: ALTERAÇÕES HORÁRIO - Alterámos o dia e hora deste passeio par que possamos conciliar com a passagem pelo Aqueduto das Águas Livres que encerra, diariamente, às 18h.

O último percurso foi uma surpresa que cingiu as nossas intenções à permanência numa rua. Uma rua que é um bairro, uma rua repleta de história, pessoas memórias para partilhar. Já a lua ia alta quando abandonámos a Rua dos 7 moinhos e apenas conseguimos ver 3 moinhos e meio. Deixamos essas imagens. Dos três que aqui faltam, um ficou por fotografar, um por visitar e o terceiro por encontrar. Talvez já não exisitam!

.1...3...3...4
*Miradouro - cruzamento Av. Eng. Duarte Pacheco e R. Projectada à Calçada da Quintinha - gps. 38°43'23.06"N 9°10'7.63"W  
BOUND . arquitectos paisagistas

R. Rodrigues Faria, 103 | Espaço 2.5 | LxFactory, Alcântara | T. 211 914 782 | www.bound-ap.com/campu | geral@bound-ap.com

Para subscrever a nossa newsletter clique aqui e para cancelar aqui